terça-feira, 31 de maio de 2016

Principais etapas de um processo de limpeza

Você já parou para pensar nas principais etapas de um processo de limpeza?

Mais e mais pessoas estão buscando conhecer melhor os procedimentos de limpeza profissional para que possam: melhorar a qualidade dos serviços e reduzir suas despesas.
Estas buscas valem tanto para as empresas em que trabalham como para suas casas.

A realidade que estamos vivendo nos convida a uma ampla reflexão do que podemos fazer neste sentido.

Conhecer as técnicas, equipamentos e produtos relacionados a limpeza irá nos possibilitar alcançar o que parece uma tarefa impossível: Melhorar a Qualidade e Reduzir Custos ao mesmo tempo.

Na figura acima, ilustro as principais etapas que devem ser observadas no processo de limpeza de qualquer ambiente. Vamos discutir um pouco sobre elas:

1. Catar: A catação é um procedimento muito simples, que normalmente envolve curto tempo e poucos recursos. Consiste em recolher do ambiente todo material que não pertence a ele e que principamente pode ser visto a olho nú. Em outras palavras, você consegue ver a sujeira, vá lá e recolha. Para isto você poderá usar uma pá coletora e uma vassoura.

2. Mopear: O mopeamento é o procedimento de varrer sem levantar a poeira que está no piso. Muito indicado para ambientes críticos e/ou fechados. Ao varrer-se uma sala você levanta poeira que deverá ser removida posteriormente, por isto evita-se levantar poeira através do procedimento de mopeamento. Use o MOP Pó para esta atividade.

3. Lavar: Esta etapa consiste em aplicar uma solução detergente, deixar agir e depois realizar um esforço mecânico para a remoção da sujidade. Existem vários tipos de detergentes e várias opções para o esforço mecânico. Vamos tratar deste tópico especificamente em outro post dedicado a este tema.

4. Enxaguar: Esta etapa parece muito simples, e realmente é! A grande dificuldade é saber qual o mínimo necessário de água a ser aplicada. Digo mínimo para que a etapa seguinte seja a menos onerosa possível e, necessária para que a quantidade de água aplicada seja suficiente para garantir que não sobrou resíduos de detergente na superfície que está sendo lavada.

5. Enxugar: Na maioria dos casos é a etapa mais crítica de todo o processo; porquê dependendo da quantidade de água utilizada na etapa anterior e do local que está sendo limpo pode dar muito trabalho para quem está realizando o processo. Quando encontramos no ambiente pontos de escoamento da água (como ralos e canaletas) fica fácil a tarefa, quando não os encontramos (que é a maioria dos casos) a tarefa de enxugar fica muito crítica.

Para realizarmos estes procedimentos serão necessários:
  • Equipamentos,
  • Produtos de Limpeza e, 
  • Pessoas
Quando consideramos o custo total da limpeza então, somos levados a refletir em quais os equipamentos e produtos de Limpeza que nos proporcionarão maior produtividade no trabalho.

Nesta hora é que a Do it poderá lhe auxiliar, indicando os melhores equipamentos e produtos de Limpeza para lhe garantir o menor Custo Total com a Limpeza de seu ambiente.

Conte com nossa experiência e venham nos fazer uma visita!

Este texto faz parte do treinamento conceitual para supervisores que a Do it administra para seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário